Eu Sou Feliz

Lis 


E me perguntaram se eu sou feliz.
Eu sou! 
Não estou esnobando não. 
Eu fico triste também, mas eu fico mais feliz e neutra do que triste.  
Antes de responder isso pra pessoa, eu pensei um pouco. Pensei mais um pouco. Pensei um tantão.  

Pensei no que eu não tenho e no que eu não sou, pensei no que eu deixei de ter e de ser. A minha vida não ficaria bonitinha no Instagram, e eu nem tenho conta no Facebook. Eu nunca saí de turma, nunca fui paixão de ninguém. Nunca me apaixonei, e talvez eu nunca saiba o que seja isso.

Custei pensar no que eu já tenho e no que eu já sou. Mas por algum motivo eu pensei nisso. Daí fiz uma lista: 

Eu sempre aprendo alguma coisa;
Minhas receitas sempre dão certo; 
Meu sistema imunológico é bom; 
Minha paciência é grande; 
Meu intestino funciona muito bem; 
Sempre me sobra algum dinheiro no fim do mês; 
Sempre acho coisa linda na liquidação; 
O tempo sempre me traz respostas; 
Meus recados sempre são lidos;
Minhas ligações são sempre atendidas; 
Minhas indiretas sempre atingem o alvo 😶 
Minhas reclamações são sempre ouvidas; 
Sempre acho o melhor lugar; 
Sempre consigo arranjar espaço; 
Sempre consigo consertar; 
Sempre fico com o melhor pedaço;
Sempre descubro músicas maravilhosas; 
Sempre alguém me cumprimenta com um sorriso que me afaga por dentro; 
Sempre conheço gente do bem, seja no ponto de ônibus, na padaria, no hospital etc, gente que ri, gente que é legal e que depois nunca mais vou ver, mas que reforça minha fé na humanidade. 

Tá, eu posso não ser lá muito ambiciosa, talvez as minhas expectativas sejam muito baixas; mas eu conseguindo ser grata apesar de alguns não-listados pesares, já está bom. 
Muitas coisas que o mundo nos oferece nem merecem tanto nossa dedicação. 

Eu acho que a felicidade é um lance bem subjetivo. Cada um define a felicidade do próprio jeito. 

Mas há uma quase unanimidade nesse mar de subjetividades: maioria das definições de felicidade acabam sendo bem simples. 


Mais: 

A lição do Universo 

A Opressão do Batom Vermelho 

A Moral dos Trolls